O nome da Instituição é uma homenagem ao Sr. Lucas Souza Castro Vieira de Moráes, frei franciscano que, durante décadas, defendeu os idosos, doentes e os menos favorecidos, combatendo a pobreza no estado do Ceará.
Eu me chamo Frei Florisvaldo e estive junto ao Frei Franciscano, auxiliando-o durante alguns anos através de trabalhos religiosos àqueles que precisavam, nas ruas, lares, hospitais e nos presídios.
Sou natural de Jacobina, onde vivi e me dediquei a obras de caridade. O encontro com o Frei Lucas de Moráes aconteceu através do convite de transferência feito pelo Pe.Alfredo Hasler, natural também de Jacobina. Desde então me mudei para a sede de Fortaleza para trabalhar nas obras de caridade junto ao Frei Lucas de Moráes, Reitor da Congregação, tendo-o acompanho e auxiliado naquele trabalho durante cinco anos.
Antes de me mudar para Fortaleza, tive a oportunidade de participar do movimento jovem, tornando-me presidente do JUNAC - Jovens Unidos no Amor de Cristo, em Jacobina.
Com a experiência de Fortaleza, surgiu o desejo de fazer algo direto pelas outras pessoas, realizando as obras com o olhar que aprendi a ter na vivência com os desassistidos. Por isso decidi voltar e iniciar a minha própria caminhada.
Ao retornar a Salvador, recebi uma herança, com a qual comprei uma Kombi e com ela arrecadava alimentos nas feiras livres e nos mercados e distribuía para casas de caridade.
Em minha trajetória conheci a triste realidade dos idosos pobres, acamados e ignorados, foi assim que senti a necessidade de criar um asilo que os acolhesse. Com este olhar e sentimento, fundei o Lar Frei Lucas de Moráes, que atende os idosos que já tiveram a sua própria história e hoje sobrevivem da total caridade e assistência de pessoas que não conhecem, concedendo-lhes uma condição de vida mais digna. Todos vivem, e dependem, cem por cento, da ajuda privada e pública.
A Instituição de Caridade Lar Frei Lucas de Moráes foi fundada em 25 de maio de 2010 por mim, Frei Florisvaldo Santos Silva, e tem como alicerce que toda obra de auxílio é fundamentada nas leis de Deus, e deve trazer escrito, na sua bandeira, o seguinte provérbio:
“Amai a Deus acima de todas as coisas, amai ao próximo como a ti mesmo, fazei o bem o quanto te for possível e não olheis a quem, porque, se a semeadura é livre, a colheita é obrigatória.
Auxiliar e assistir as pessoas idosas, carentes, doentes e abandonadas, que se encontram incapazes de se autodeterminarem, que não contam com o apoio e o zelo das suas famílias, amparando-as no amor do Senhor Jesus, fortalecendo-lhes o corpo e o espírito, através dos cuidados necessários. Através do lar desejo trazer a esperança e a vontade de viver àqueles que ainda podem tê-las, e senti-las, porque velhice não é doença, e sim o resultado da caminhada de um ser humano ao longo da sua vida.
Desenvolver cuidados básicos, atividades lúdicas, atividades sócio-recreativas, aproveitando o seu potencial e prevenindo do seu isolamento, de acordo com seus interesses e limitações.
Também é buscada a melhoria na qualidade de vida dos idosos, levantamento do estado de saúde geral do paciente, orientação do idoso, acompanhamento caso a caso, atender pessoas carentes encaminhadas pelo estado ou prefeitura através de convênios, articulação e intercâmbio com instituições, através de parcerias ou convênios firmados com empresas privadas, que nos possibilitem a regularidade dos recursos.
Idosos carentes portadores de deficiência, com faixa etária acima de 60 anos, em regime de semi-internato e em situação de risco social.
Buscar parcerias junto a pessoas-físicas, empresas privadas, órgãos federais, estaduais, municipais, e que proporcionem sustentabilidade à instituição, permitindo-lhe o seu funcionamento, tanto administrativo, quanto humano, pois todas as contas e as necessidades material, alimentar e médica são pagas com a ajuda irrestrita das pessoas e das empresas.
Melhorar a qualidade de vida dos idosos internos, promovendo conforto, atendimento médico, psicológico e espiritual adequado a cada um.
Melhorar a estrutura física do imóvel, ampliando-o e mantendo-o, visando sempre ao bem-estar dos idosos.
A falta de uma receita própria dificulta a execução das atividades internas necessárias, para gerar recursos que sejam satisfatórios para realizar as seguintes necessidades da instituição:
A Instituição tem como determinação o respeito aos idosos, o cuidado, a higiene e a manutenção do local, o tratamento carinhoso e respeitoso pelos seus atendentes, a alimentação apropriada a cada condição e tudo o que puder ser feito para melhorar e dar mais conforto a cada um deles e conforme as suas necessidades específicas de saúde.
Também prezamos a gratidão no recebimento das doações, pois são elas, pequenas ou grandes, que mantém a chama da assistência viva para dar continuidade a este trabalho dedicado.
O Lar Frei Lucas está situado em imóvel alugado, localizado no bairro da Ribeira (Salvador, Bahia) e possui carências em sua estrutura física, impedindo melhores condições de atendimento.
São servidas cinco refeições por dia, conforme a necessidade de cada idoso.
A instituição necessita de um veículo para fazer a coleta de doações e transporte de pacientes.
A Instituição de Caridade Lar Frei Lucas de Moráes agradece a todos que contribuem, de todas as formas e instâncias, para com a sua manutenção e continuidade.
Suas ações são bem-vistas aos olhos de Deus, e retornarão positivamente em suas vidas.
Um abraço fraterno.
Frei Florisvaldo Santos Silva
Alimentos
Fraldas geriátricas (M e G)
Produtos de Limpeza
Medicamentos
Diariamente, inclusive sábados e domingos de 09h às 17h. Outros Horários, fale com Frei Florisvaldo em (71) 3207.7033.
Para doações em dinheiro realizar depósito em:
Caixa Econômica Federal
Agência: 0991
Operador: 003
Conta Corrente: 1577-0